BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Justiça manda paralisa transporte de minérios


O juiz de direito da Comarca de Rio Maria, Roberto Cezar de Oliveira Monteiro, atendendo a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual, representado pelo promotor de justiça, Ney Tapajós, concedeu liminar nesta sexta-feira (7) no sentido de paralisar o trânsito de veículos pertencentes à Mineradora Floresta do Araguaia (ferro) e a Mineradora Reinarda (ouro) nas estradas vicinais da região, culminando com uma multa diária de R$ 5.000,00 para cada uma das empresas pelo descumprimento da ordem judicial. Com isso as atividades de transportes de minérios das mineradoras estão paralisadas até que uma solução seja encontrada para solucionar o problema.  

Há informações de que na próxima semana uma equipe composta por integrantes da SEMA e do IBAMA se deslocarão para Rio Maria para uma reunião com o juiz e o promotor no sentido de averiguar as causas ao meio ambiente provocadas pelo transporte de minérios.
O promotor Nei Tapajós teria se baseado na falta de cumprimentos da metas estabelecidas no Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) por parte das mineradoras, para pedir a liminar ao Poder Judiciário do Pará.

De acordo com o promotor, as mineradoras teriam frequentemente que cuidar da estrada vicinal por onde operaram seus veículos de carga, obrigando-se a manter permanentemente um caminhão pipa molhando a estrada para evitar que a poeira matasse o capim e às hortifrutigranjeiros das pequenas propriedades rurais às margens da estrada.    

Nenhum comentário: