BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Minicavalo da Ilha do Marajó depende de programa de conservação para sobreviver

Uma raça de minicavalo, semelhante a um pônei, habita a Ilha do Marajó, no Pará, com a ajuda de um programa de conservação do governo. A espécie é conhecida como puruca e sabe-se que, hoje, não existem muitos na região.

O puruca surgiu há mais de um século, fruto de um cruzamento entre o cavalo marajoara e o pônei shetland, nativo do Reino Unido. “Um criador da Ilha do Marajó trouxe esses pôneis, que cruzaram com o cavalo marajoara de maneira aleatória", diz explicou o zootecnista Ribamar Marques.

Marques é pesquisador da Embrapa e coordena o núcleo de conservação de recursos genéticos de animais da Amazônia. A área conta com 13 exemplares de puruca, além de duas raças de búfalo e o cavalo marajoara.
O minicavalo da Ilha do Marajó tem resistência elevada, segundo o pesquisador. A característica tem relação com o local que o animal habita. A vegetação na Ilha do Marajó alterna densas florestas com planícies de mata rasteira. “Ele tem todas as características pra vencer essas adversidades do Marajó”, diz Marques.

Por ser resistente, o puruca passou a ser usado por vaqueiros da região. Alguns criadores, como a dona Eva Abufaiad, se esforçam para melhorar a raça. "tenho um vizinho que também se dedica a isso. Algumas vezes, cedo o reprodutor e ele me cede o dele", diz ela, que tem 30 animais.

Nenhum comentário: