Tendo como grande homenageado da noite de abertura do AGOSTO DA ALEGRIA, o folclorista Deífilo Gurgel, foi oficialmente iniciado as comemorações folclóricas no RN, numa solenidade no Teatro Alberto Maranhão, onde na ocasião também foi realizada uma Mesa Redonda, com discussão de experiências de outras partes do país, na realização de eventos que envolvem a tríade: cultura, turismo e economia.
Ainda, e também foram lançadas, dez publicações de cordéis que fazem parte da Coleção Cultura Potiguar, o Concurso de Fotografia Agosto da Alegria, que vai premiar os profissionais e amadores que registrarem as atividades culturais que vão movimentar a cidade de Natal/RN, durante o período do evento e o livro ‘DADI E O TEATRO DE BONECOS”, da pesquisadora GRAÇA CAVALCANTI.
A carnaubense MARIA IÊDA DA SILVA MEDEIROS, conhecida como DONA DADI, vive em Carnaúba dos Dantas/RN, desde os dezesseis anos. Calungueira!! É assim que Dadi se intitula, se dedicando há mais de uma década a dar vida e voz aos seus bonecos, que se destacam pelas formas, cores e personagens.
Além de artista-artesã, Dona Dadi é também poetisa. No livro “Flor de Mucambo”, uma de suas flores preferidas, através de sua narrativa, o leitor compartilha de seus afetos, amores e dores, das adversidades para viver e se manter, de seus sonhos e projetos futuros.
Durante todo este mês, o RN vivencia uma programação folclórica, de nome AGOSTO DA ALEGRIA, que margeia cerca de 400 espetáculos que vão ser apresentados ao público. E nossa mais fiel representante se faz presente em textos da amiga Graça…