BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

domingo, 4 de setembro de 2011

Durante audiência sobre mineração na AL, Garibaldi diz que cometeu um erro ao extinguir a CDM


Durante a audiência pública realizada nesta sexta-feira(2), na Assembléia Legislativa, o ministro Garibaldi Filho(foto) fez uma 'mea-culpa' em relação à extinção da Companhia Mineral do Rio Grande do Norte(CDM).

A CDM foi extinta por Garibaldi quando ele governou o Estado. 

Garibaldi afirmou que “talvez na empolgação”  de enxugar a máquina administrativa do Estado, quando assumiu o Governo, optou por extinguir a CDM.

“Talvez eu tenha cometido um erro”, enfatizou Garibaldi.

E emendou: “Se fosse hoje, diante do quadro favorável ao setor mineral no Estado, eu não extinguiria a CDM”, declarou o ministro.

Pegando a deixa de Garibaldi, o ex-vereador Américo Godeiro sugeriu que a governadora Rosalba Ciarlini estude a possibilidade de recriar a CDM.

“Menina dos olhos”

A audiência pública sobre mineração no RN contou com a presença de representantes do Governo do Estado e de várias instituições ligadas ao setor e de empresários do ramo.

Presente ao evento, promovido pelo mandato do deputado Walter Alves, o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério das Minas e Energia, Sérgio Dâmaso, afirmou que o setor mineral brasileiro é hoje a “menina dos olhos” na economia e pode tirar o Brasil de uma situação que não esteja boa.
Sérgio Dâmaso(foto) disse que cada emprego direto numa mina gera quase outros dez indiretos (9,5) e que existem em andamento dez mil novos empreendimentos em mineração no país em fase de instrução processual, dependendo de licenciamentos ambientais. 

“Só aqui no Rio Grande do Norte, o alto desempenho das exportações teve um importante papel da mineração, que alcançou mais de 70 milhões de dólares, especialmente de granito e tungstênio”, frisou o representante do Ministério das Minas e Energia.

Ele assinalou que as regiões Norte e Nordestes serão as  que mais vão se desenvolver no setor mineral. “Temos minério de ferro no RN e não é uma reserva pequena. É uma reserva considerável”, disse Sérgio Dâmaso.

O consultor do Sebrae, Sheyson Medeiros Rodrigues da Silveira, apresentou a experiência que está sendo realizada na área do projeto província pegmatítica, na região Seridó, na qual trabalham mais de cinco mil pessoas. 

Segundo ele, são pessoas com pouca escolaridade, informação e reduzido poder de investimento e a estratégia foi agrupá-las em cooperativas. 

“Eles estão trabalhando e gerando renda, mas são muito pequenos e vivem numa situação muito periculosa e danosa à saúde, uma realidade que precisamos mudar”, afirmou. 

Na opinião do consultor, juntar essas pessoas em cooperativas é uma experiência que pode ser potencializada. “A mineração é uma vocação nossa e faz parte da nossa cultura”, disse Sheyson.
Para o deputado Walter Alves(ao lado de Garibaldi), a intenção da realização da audiência pública foi a de debater o potencial mineral do Estado para que melhorias no desenvolvimento, como a interiorização do emprego, cheguem mais rápidos a população do RN.

Walter Alves frisou que o RN tem inúmeras potencialidades minerais, principalmente nas regiões Seridó e Oeste, e nas cidades de Lajes e São José de Mipibu. 

“Precisamos também insistir na tese junto a nossos representantes federais de que os estados e municípios onde as lavras se localizem possam ter compensações pelas instalações da indústria do minério”, disse Walter.Do Blog: acho que Garibaldi esqueceu a Bodominas que ele incorporou a DataNorte e enganou a todos os trabalhadores sem pagar as contas de todos os empregados da BODOMINAS METELURGIA E INDÚSTRA S/A será que ele já esqueceu da sacanagem que fez com todos os trabalhdores deixando todos os pais de familia desamparados, garantindo férias remuneradas a todos e que depois solucionaria a questão de pagar as contas dos mineradores? e que até hoje, todos esperam receber o que é de direito...será que a Governadora Rosalba, agora vai pagar aos (Bodoenses e Cerrocoraenses) que arriscaram suas vidas trabalhando e não receberam as contas?

Nenhum comentário: