BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Floresta: Famílias insistem em ocupar área de terra


Cerca de 200 famílias estão acampadas, há dois meses, na fazenda Santa Maria, em Floresta do Araguaia, e aguardam a presença do INGRA para o cadastramento. O proprietário da área acampada está sendo pressionado por fazendeiros da região para retirar as famílias acampadas. Em reunião no acampamento, ficou decidido que só sairão se o proprietário pedir na justiça a desocupação da área acampada.

Segundo os sem terra a terra é de reforma agrária e a luta por estas terras já se prolongam por mais de 17 anos, nesta luta por terra. Posseiros tomaram conta desta terra nos anos 90, mas sem apoio das autoridades e sem infraestrutura, como estradas, financiamentos, energia, escolas, etc. Os posseiros ficaram sem condições de permanecerem nas terras, por isso os fazendeiros foram comprando pequenas posses a preços irrisórios, e foram formando grandes propriedades.

O INGRA terminou a vistoria na fazenda para saber quantas famílias estão acampadas. Os fazendeiros deverão ser indenizados pelas benfeitorias, assim o INGRA cadastrará, e entregará a cada poceiro seu lote.

O líder dos acampados, Luiz Lopes, vem recebendo ameaças, e em reunião com representantes do INGRA em Conceição do Araguaia, foi feita denúncia sobre o caso de ameaça.

Nenhum comentário: