BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Paulinho Paiakan vai participar de conferência da ONU


                                                                                                                                                     
O famoso cacique Paulinho Paiakan, 57 anos, líder da nação Caiapó, será um dos representantes da sua comunidade indígena no Rio+20, evento que reunirá ambientalistas do mundo inteiro, que vão voltar ao Brasil para um novo encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente, entre 28 de maio e 6 junho de 2012. O último encontro foi em 1992, também no Rio de Janeiro.

Paulinho Paiakan, que atualmente vive na aldeia Krenides, proximo à região do Xingu, onde é cacique há vários anos, diz que assim que recebeu o convite para participar deste evento, começou a se preparar participando de outros encontros semelhantes, como o que ocorreu no último dia 22 em Belém, quando foi palestrante de um seminário que tratou sobre o meio ambiente. “Até lá nós já vamos estar preparados para participar desse evento”, disse.

De acordo com Paulinho Paiakan, o Rio+20 será importante não só para o Brasil e as comunidades indígenas, mas para o mundo inteiro. “Pela segunda vez o planetar vai se reunir para saber como a população mundial vai agir para melhorar o meio ambiente”, frisou. Ainda de acordo com Payakan, a comunidade indígena Caiapó também vai apresentar a sua proposta, pois, segundo ele, os caiapós não podem aceitar propostas de fora que não condizem com a relidade dos indígenas. “Nós que vivemos dentro desse ambinte, (amazônia), é que sabemos os problemas que acontecem aqui”, salienta.

BELO MONTE
Paulinho Paiakan, que nos últimos anos sempre defendeu a bandeira do meio ambiente, diz que a construção da usina de Belo Monte, em Altamira, será um dos temas abordados no Rio+20. O ambientalista, que tem dúvidas se a obra vai mesmo sair do papel, ressalta que até o momento as comunidades indígenas não têm sido beneficiadas em nada com essa obra. 

Nenhum comentário: