Um
relatório feito pela Forrester Research, e publicado pelo site AdAge
revela que os sites de mídias sociais e vídeos on-line contam com mais
audiência que TV no Brasil. Hoje, a adoção da web como principal meio
de informação e entretenimento é de 48%, e a previsão é que em 2016,
esse número alcance a marca de 57%.
O
estudo mostra que as iniciativas feitas pelo governo brasileiro
começam a se refletir no número de pessoas conectadas, e no aumento do
consumo de conteúdo dessas mídias. Apesar de um avanço lento, o Plano
Nacional de Banda Larga está em operação, e conta com a parceria das
empresas de telecomunicações para oferecer aos brasileiros uma oferta
básica de conexão à Internet com preços acessíveis.
O
relatório consultou 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à
web em 22 cidades brasileiras. O estudo foi feito em novembro do ano
passado, e procurou observar o comportamento dos internautas. Os
brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e
assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os
brasileiros gastam 89% do tempo nas mídias sociais, e nesse grupo, 81%
usam regularmente o Facebook, e 63% são de usuários do Orkut.
Quando
falamos de vídeos on-line, 86% dos entrevistados utilizam a Internet
para essa finalidade, e a pesquisa mostra que o brasileiro está mais
propenso a ver os vídeos do que a produzí-los: apenas 16% dos
consultados informaram que produzem vídeos regularmente para sites como o
YouTube. Tais taxas de crescimento são importantes para empresas de
propaganda e diferentes setores do comércio, uma vez que a população
conectada brasileira tende a crescer nos próximos anos.
Outro
fator que contribui para o crescimento on-line é a redução do valor
dos aparelhos e pacotes de dados na telefonia móvel. O Brasil tem 19
milhões de smartphones ativos, e a metade deles foram comprados nos
últimos seis meses. Versões alternativas de smartphones estão chegando
ao mercado nacional, para compensar o elevado preço de um iPhone ou
BlackBerry.
Mas
ainda temos um longo caminho pela frente, até alcançar uma condição
melhor no cenário da Internet móvel. A pesquisa da Forrester conclui
que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel
regularmente, gastando apenas 2,2 horas de acesso semanal por
dispositivos móveis.
Fonte: Techtudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário