Cibercriminosos
criaram um novo golpe por e-mail que rouba dados de conta e senha de
correntistas do Banco do Brasil. O ataque, conhecido como phishing
(golpistas usam sites fraudulentos parecidos com os originais como isca
para atrair vítimas), foi identificado pela empresa de segurança ESET.
Quando o internauta clica no link oferecido via e-mail, os criminosos identificam de onde a pessoa acessa a internet. Se for
do Brasil, ela terá acesso à página falsa. Quem estiver no exterior não
conseguirá acesso. Segundo a ESET, dessa forma o “sucesso” do golpe é
maior. Primeiro, há uma probabilidade maior de ele chegar até
correntistas do banco entre os internautas do país. Segundo, porque
reduz a chance de sobrecarregar o acesso ao site fraudulento, negando
acesso aos estrangeiros.
o Banco do
Brasil informou que “não envia e-mail a seus clientes, nem autoriza
qualquer parceiro comercial a fazê-lo em seu nome. O BB também monitora e
possui processos de detecção e combate a esses tipos de ataques”. A
companhia reforça ainda que mantém dicas de segurança aos clientes
no site da instituição.
Portanto,
ao receber um e-mail em nome da instituição financeira, por mais que a
mensagem pareça legítimo, ela deve ser desconsiderada e apagada.
Como funciona
Por
e-mail, a vítima recebe a informação de que precisa habilitar “novos
recursos de segurança” e o link da página falsa do Banco do Brasil.
Ao acessar
a página fraudulenta, que simula o ambiente de banco pela internet, o
correntista é induzido a fornecer algumas informações, como agência,
conta e senha para “habilitar novos recursos de segurança”.
Depois de
passar pela primeira “autenticação falsa”, o internauta fornece mais
duas senhas usadas no banco. Ao final, a vítima é avisada que o
“procedimento foi concluído com sucesso”.
“A única
forma de não ser vítima desse tipo de ação é sempre que for informar
dados confidenciais certificar-se de que se trata de uma página
confiável. Além disso, o usuário só deve acessar a internet de
computadores e dispositivos móveis que tenham um antivírus instalado e
atualizado”, alerta Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil.
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