foragido_06_369018138.jpgNa tarde da ultima quarta feira (28), após o recebimento de denúncias, uma equipe de Policiais Federais comandados pelo Delegado de Polícia Federal, Luis Felipe F. da Silva, juntamente com uma equipe da FUNAI de Redenção se dirigiu até a área de reserva indígena, próxima à aldeia Las Casa, onde estaria havendo retirada ilegal de madeira pela Prefeitura de Redenção.
No interior da reserva os policiais localizaram e apreenderam um trator  de pneus de propriedade do Estado do Pará, Secretaria de Projetos Estratégicos,  patrimônio n° 001058,  cedido em comodato à Prefeitura Municipal de Redenção. Foram localizados ainda três trabalhadores a serviço da empresa Prudente Terraplanagem, de propriedade de Milton Luiz Sroczinski, pessoa ligada ao Prefeito de Redenção. Investigações da Polícia Federal apontam tratar-se de uma empresa de “fachada” supostamente utilizada pelo Prefeito Wagner Fontes para execução de obras contratadas com a Prefeitura de Redenção.
federal_04_499099662.jpgOs trabalhadores confirmaram que tanto o trator encontrado como outras máquinas, incluindo uma carregadeira e caçambas, pertenciam à Prefeitura de Redenção e eram operadas por funcionários da prefeitura a mando do Secretário de Obras, Élvio Massuti, e do Prefeito Wagner Fontes.
No local ainda foi encontrado um uniforme da  Prefeitura de Redenção e sete moto-serras que eram utilizados no corte da madeira retirada do interior da reserva indígena.
Foram constatadas, no interior da reserva, diversas áreas de derrubada de madeira das espécies amarelão, jatobá, ipê e angico, assim como foi localizado um acampamento no interior da mata que servia de base para a extração ilegal.
A Polícia Federal instaurou Inquérito para apurar os fatos e os envolvidos serão indiciados pelos crimes de furto qualificado contra o patrimônio de comunidade indígena e de utilização de moto-serra sem licença da autoridade competente. A PF informou ainda que a sessão de veículos e máquinas da Prefeitura para a empresa particular Prudente ainda configura improbidade administrativa, devendo ser aberto procedimento pelo Ministério Público Federal.
Fonte: Redenção 190