BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sábado, 28 de abril de 2012

Sul do Pará: clima de guerra em reserva Kayapó

OMinistério Público Federal (MPF) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) pediram à Justiça Federal de Redenção que determine a reintegração de posse em favor dos índios Kayapó, da terra Indígena Kayapó, entre os municípios de Tucumã e Cumaru do Norte, no Sul do Pará.
Invasores não-índios chegaram ao local conhecido como Motayto, dentro da reserva Indígena, em 2001 e já foram retirados quatro vezes, mas retornaram.Os invasores são liderados por uma mulher, Jovelina Pereira Feitosa Morais, conhecida como Mocinha, que dirige uma associação e reivindica ser assentada no local, o que é impossível por se tratar de território de ocupação imemorial dos índios.
A invasão acaba funcionando como porta de entrada de madeireiros ilegais, que vêm causando estragos no patrimônio florestal dos Kayapó. Em fevereiro passado, uma equipe da Fundação Nacional do Índio-Funai esteve na região para aviventar os marcos demarcatórios da área indígena – que foi homologada em 1991 – e foi impedida de realizar o trabalho após ameaças dos inva-sores.
O Ministério Público Federal teme um conflito violento entre os índios Kayapó (conhecidos por sua disposição guerreira), os invasores (que anunciaram estar fortemente armados) e um grupo de garimpeiros instalados a dois quilômetros da terra Indígena, a quem a invasão liderada por Jovelina Mocinha vem causando incômodos – eles também anunciaram estar armados. 

Nenhum comentário: