O Novo Jornal destaca hoje que as redes sociais passaram a ser encaradas com cautela por políticos em campanha. Depois que a juíza da 3ª Zona Eleitoral Maria Neíze de Andrade multou em R$ 5 mil o pré-candidato à prefeitura de Natal pelo PT, Fernando Mineiro, por conta de duas postagens da conta @amigosdemineiro, os concorrentes à cadeira principal do palácio Felipe Camarão ficaram mais atentos.
A dificuldade, no entanto, é controlar os chamados perfis fakes ( falsos em inglês). Mineiro reclama, por exemplo, que foi multado por postagens publicadas por outra pessoa que criou a conta. O ex-prefeito e atual pré-candidato pelo PDT, Carlos Eduardo, também tem um perfil extraoficial no twitter. A conta @CarlosEh12 existe desde 21 de janeiro e até 25 de maio costumava publicar mensagens em alusão à candidatura à sucessão de Micarla de Sousa.
Embora ainda não tenha se decidido pela reeleição, a prefeita é uma das que mais possui perfis falsos. No caso dela, tanto em favor da administração como, na maioria das vezes, críticos à atual gestão. O @amigosdaborboleta é usado para divulgar ações positivas da prefeitura, por exemplo.