BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Horta feita com garrafas pets faz sucesso em Casa de Tábua

Horta feita com garrafas pets faz sucesso em Casa de Tábua Uma área de 72x60 metros foi o espaço suficiente encontrado pelafamília do agricultor Cristiano Pereira da Costa, para montar um negócio, que começa a produzir resultados satisfatórios, perspectivas de estabilidade financeira, prosperidade e ainda contribui para preservação do meio ambiente. Juntamente com a esposa Ordália Severino Linhares ,e as três filhas menores, o agricultor montou uma horta hidropônica, que está fazendo bastante sucesso no distrito de Casa Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, onde a utilizaçãode milhares de garrafa pets chama a atenção dos consumidores, que diariamente vão até o local, adquirir alface, coentro, couve, rúcula e outras hortaliças, produzidas sem agrotóxicos ou produtos químicos. Toda aprodução e consumida pela população, que adquire o produtonos supermercados, na feira ou local onde é cultivado o produzido. As lanchonetes e restaurantes também integram a lista de consumidores das hortaliças. Com a ajuda técnica do Agrônomo Jairson Costa Mota,que passou todas as orientações do projeto, o casal fez um investimento de R$ 30 mil, para a confecção do barracão, onde é produzidas a verdura. Por seremsuspenso do chão, os canteiros não sofrem a ação de parasitas e pragas comuns nas hortas feitas no chão. As hortaliças crescem nas garrafas pets interligadaspor um sistema de irrigação, por aonde passam todos os nutrientes necessário para o crescimento saudável das plantas. As garrafas são adquiridas pelo valor de 0,7 centavos, e nas horas de folga, o agricultor sai recolhendo o material geralmente jogado no meio ambiente. O projeto do casal de agricultores, é construir 02 barracões e passar a produzir as hortaliças emgrande escala, que podendo assim comercializar o produto nas cidades de Redenção e Santana do Araguaia, que ficam localizadas a uma distancia de 110 km do distrito de Casa de Tábua. Para isso Cristiano Costa, pensa em fazer um financiamento para aquisição de caminhão baú com sistema de refrigeração para poder transportar o produto. Segundo o agricultor , ele encontra dificuldade para fazer o financiamento, pois as linhas de financiamentos das agencias bancarias estão destinadas mais para a criação de gado e não para a agricultura.
‘’Eu vejo a região com um grande potencial agrícola, mas falta esse incentivo por parte do governo e dos bancos’’, conta Cristiano. O agricultor acredita muito no crescimento da região, pois com as pesquisas de mineração que estão sendo realizada as proximidades de Casa de Tábua, muitas empresas estão se instalando na região, assim como o frigorifico que está previsto para entrar em funcionamento a partir do mês de novembro. ‘’ Nós
somos os pioneiros desta região, no cultivo e na produção de hortaliças a base da hodroponia, temos a certeza que não vai faltar mercado para nossa produção, pois oferecemos um produto de qualidade , saudável e ainda estamos ajudando na preservação do meio ambiente, pois utilizamos produtos que seriam jogados no meio ambiente, pois aqui não existe coleta seletiva, conta a agricultora Ordalia Severino ’’.  

Nenhum comentário: