
Segundo Mauro Galvão, engenheiro da PRODEPA, o programa está na parte da documentação e verificação dos pontos em todas as cidades. Em seguida serão implantadas as torres e os sistemas de rádio até Conceição do Araguaia.
Mauro diz ainda que serão atendidos os pontos municipais, estaduais e espaços públicos com acesso livre à internet. Em Rio Maria serão implantados cinco pontos de acesso grátis (praça Silvia Emídio Lôbo - Centro, Praça da Bíblia - Liberdade, Praça do Bradesco - Centro...). Também serão contemplados os órgãos estaduais como a EMATER e a ADEPARÁ.
Mauro explica que serão 2 mb de velocidade para praças e 1 mb para órgãos públicos, sendo que pode haver ampliação. "Em Rio Maria será implantada uma torre de 110 metros no setor Parque da Liberdade (Terreno da Caixa D´Agua) para a distribuição do sinal. Além disso, poderão ser implantados os infocentros para uso gratuito da internet pela população", afirma Mauro.
Com o Navega Pará qualquer pessoa pode ter acesso à rede sem precisar de senha, bastando estar no local onde o sinal está ativo. A previsão para funcionamento do programa em Rio Maria é até o mes de abril. Algumas torres já foram implantadas até a cidade de Parauapebas.
O secretário Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Leão, anunciou recentemente, investimentos de R$ 21 milhões por parte do governo estadual, para expandir a rede de fibra óptica para as regiões sul e sudeste do estado, garantindo que os municípios das duas regiões possam ter acesso à internet de qualidade por meio de infovias.
Atualmente, o Navegapará está presente em 41 municípios do Pará, com mais de 1.600 pontos. São beneficiados pelo programa órgãos do governo, escolas, delegacias, hospitais, infocentros e HotZones (pontos de acesso WI-FI gratuito em praças, orlas e outros lugares), além de prefeituras e entidades do terceiro setor.
"O governador Simão Jatene determinou que o programa seja mais que um meio de inclusão digital, se tornando uma ferramenta de inclusão social. Por esse motivo, estamos implantando melhorias nos locais onde há essa necessidade e ampliando o número de municípios beneficiados". (Idelson Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário