BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

INICIO DO PLANTIO DE ABACAXI NO MAIOR PRODUTOR DO PARÁ

TEM INICIO O PLANTIO DE ABACAXI NO MAIOR PRODUTOR DO PARÁ

Antonio Jose da EMATER e Wilker Lopes Sec. de Agricultura
Começou em Floresta do Araguaia o plantio de abacaxi, desde início de setembro, onde as mudas estão sendo dispostas no campo, com os agricultores já de olho nas chuvas de outro/novembro, quando começa a estação chuvosa no Sul da Amazônia. Os agrônomos Danilo Leonel Santos e Wilker Lopes, ambos da secretaria municipal de agricultura, acompanham as lavouras de abacaxi no município. Wilker Lopes que também é o secretário de agricultura do município está otimista quanto ao bom plantio e safra neste ano; e segundo avaliação do Eng. Agr. Danilo Leonel, ele afirma que no município serão plantados de oito a nove mil hectares aproximadamente. Muita gente está plantando ainda, por isso não se tem um número mais exato da exatidão da lavoura. O abacaxi leva 18 meses para ficar no ponto de colheita, o que for plantado nesse ano, só será colhido no início de 2012.

Típico trabalhador voltando do plantio trazendo abacaxis

O município paraense é o maior produtor individual de abacaxi do Brasil, ou seja, a maior lavoura em um só município, já que em Minas Gerais, estado maior produtor, as lavouras se espalham  por cerca de nove municípios. Só o município de Floresta possui uma área plantada de 12 mil hectares e 100 % das lavouras já são mecanizadas, terras aradas, algo até raro na agricultura amazônica, em Floresta não há mais roças de toco. Os preços este ano (safra de 2010) ficaram entre 0,40 a 1,70 reais a unidade do fruto, mas o problema maior da comercialização é o atravessador, reclamam os produtores, atravessadores que além de baixarem os preços abusivamente, acabam criando cartel; outro problema são as estradas, ainda um grave entrave, até porque o forte da safra é de fevereiro a maio, período mais chuvoso na região; a variedade plantada em Floresta é o tipo pérola. Há no município uma agencia da EMATER que faz projetos e dá assistência técnica há mais de 500 produtores nas áreas de abacaxi, gado leiteiro e corte, além de alguns psicultores. 


o agrônomo Danilo e o veterinário Bruno Falcão


HISTÓRIA – O abacaxi começou a ser plantado em Floresta, quando a cidade ainda era distrito de Conceição do Araguaia, quando colonos goianos trouxeram mudas de abacaxi pérola em maior quantidade em 1985. A lavoura tornou-se comercial dez anos depois, em 1996, Floresta já fazia Conceição figurar como o maior produtor do Estado, atualmente o município vizinho, Conceição do Araguaia é o segundo produtor paraense.

Nenhum comentário: