BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Floresta do Araguaia bate recorde na produção de abacaxi, com produção integrada

O sistema de produção integrada garante maior produtividade e aceitação no mercado para o abacaxi do Pará
Fica no Pará o município brasileiro que detém a maior produção de abacaxi. Floresta do Araguaia, no sul do Estado, produziu 175,5 milhões de frutos em 2008, o que representa cerca de 85% da produção paraense. A alta produtividade é explicada pelas características do solo, condições climáticas favoráveis, identificação dos produtores rurais com a cultura e os investimentos dos governos estadual e federal.

"O governo do estado leva para a região o programa de produção integrada, que consiste em produzir de forma sustentável. Ele envolve capacitação dos produtores e também racionaliza o uso de agrotóxicos", explica o engenheiro agrônomo Geraldo Tavares, gerente de fruticultura da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), prefeitura e governo federal, o governo do estado vai realizar no próximo dia 9 o Seminário de Produção Integrada de Abacaxi de Floresta do Araguaia. O objetivo é apresentar aos abacaxicultores as vantagens da produção integrada em um mercado cada vez mais competitivo.

"Os países da Europa exigem que o produto tenha um nível mínimo de agrotóxicos", comenta Geraldo. Em 2008, o Pará exportou quase R$ 2,7 milhões em abacaxi. O fruto é responsável por quase 10% de nossas exportações de frutas.

Pelo sistema de produção integrada, a aplicação de defensivos químicos só é feita se o nível de contaminação por praga assim exigir. "Por exemplo, se através de uma vistoria for encontrado um adulto de "broca-do-fruto" por fruto, é feita a aplicação", diz Geraldo. Ele conta que antes da chegada do programa, os produtores aplicavam agrotóxicos indistintamente.

Caso de sucesso - A existência de uma agroindústria, que fabrica sucos concentrados de abacaxi, além de outros insumos tecnológicos, coloca Floresta do Araguaia no topo das vendas de abacaxi do Pará. Se toda a safra deste ano for vendida, os abacaxicultores do município faturarão quase R$ 79 milhões. Isso representa 89% da produção do Pará. "Hoje o Pará é o terceiro estado em produção de abacaxi, com safra de 261,3 milhões de frutos no último ano", informa Geraldo.

O abacaxicultor Antônio de Souza Ferreira chegou em Floresta do Araguaia no ano de 1998, e resolveu investir no plantio de abacaxi. Ele cultiva em uma propriedade de 25 hectares. "Este ano a safra foi muito boa", comemora. Ele diz que "o forte" do seu mercado é São Paulo, para onde exporta o fruto in natura e também o concentrado. "No período da safra (janeiro a junho), o Pará é o único Estado do Brasil que produz abacaxi, o que favorece a venda", afirma.

Além de produtor, Antônio é técnico agrícola, e atua como difusor do sistema de produção integrada entre os outros agricultores. "No começo enfrentamos muita resistência. A adesão ao programa é voluntária, por isso nosso esforço é de conscientização", esclarece. Ele espera que o Seminário, onde serão mostrados casos de sucesso de produção integrada, resulte em mais produtores aderindo ao sistema.

Serviço

Seminário de Produção Integrada de Abacaxi de Floresta do Araguaia - 9 de dezembro de 2009, Câmara de Vereadores de Floresta do Araguaia - PA. Informações: aloyseia@cpatu.embrapa.br / sagritavares@hotmail.com

Secom

Nenhum comentário: