BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Inpe registra 265,1 km² de desmatamento em agosto na Amazônia Legal

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta sexta-feira (8) que detectou 265,1 km² de desmatamento na Amazônia Legal em agosto de 2010. A área equivale a cerca de 165 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a quase 6 vezes o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Siga o Globo Amazônia no Twitter

Se comparado com agosto do ano passado, quando o sistema registrou 498 km² de devastação, o desmatamento na região foi reduzido em 53%. Segundo os novos dados do Inpe, a área detectada em agosto também é menor do que a de julho, mês com maior desmatamento registrado no ano, com 485,1 km².

Foto: Ibama RO/ Divulgação

No início do mês, operação do Ibama em Rondônia apreendeu madeira suficiente para encher 142 caminhões. A ação embargou 8 madeireiras na área central do estado. (Foto: Ibama RO/ Divulgação)

O estado que apresentou maior área de desmatamento registrado em agosto foi o Pará, com 134,1 km². Mato Grosso aparece como o segundo mais desmatado, com 54,9 km², seguido por Rondônia (25,2 km²), Amazonas (26,4 km²), Maranhão (16,9 km²), Roraima (3,9 km²), Acre (2,2 km²) e Tocantins (1,5 km²).

Deixe seu comentário ao final do texto

O instituto, sediado em São José dos Campos (SP), ressalta que em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) não representam medição exata do desmatamento mensal na região.

Em agosto de 2010, por exemplo, 17% da Amazônia Legal, que engloba os estados do Norte do país, mais o Mato Grosso e parte do Maranhão, esteve coberta por nuvens, impedindo a visualização por satélites.

Nenhum comentário: