BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A CRIAÇÃO DE GADO DO EDUARDO EM MEIO AOS EUCALIPTOS DA FLORA

MINHA VISITA AO EDUARDO NO PROJETO MODELO SILVIPASTORIL
Eduardo com seus animais
Eduardo Jesuíno, gerente administrativo da Flora. Um sistema de criação chamado silvipastoril. Como começou ?, depois de pesquisar na Internet, Eduardo pediu ao dono da fábrica se podia criar  alguns animais na área dos eucaliptos, uma área de 14 hectares, o capim é nativo, não foi preciso plantar, e algumas pequenas moitas de capim braquiara já existiam no local, e mesmo assim as sementes já são dispersas pela região. 

Gado manso em meio aos eucaliptos
Eduardo começou a colocar gado no pasto com eucalipto em julho de 2010, são poucas cabeças, 17 ao todo, mas já dá pra sentir o sucesso do empreendimento, 3 bezerros já nasceram em meio aos eucaliptos e estão muito fortes e bonitos. Existe outro plantio do outro lado da estrada, o que dá pra fazer um bom manejo, as árvores tem de 4 a 6 anos de plantadas. O empreendimento está sendo acompanhado pelo Engº Agrº Danilo Leonel que é responsável técnico da Flora e também agrônomo da prefeitura de Floresta do Araguaia-PA.


O nelore gostou de mim

Posando para a foto, hehehehe !


Detalhe da cerca  e do pasto
“Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área. Nesses sistemas, ocorrem interações em todos os sentidos e em diferentes magnitudes. Os SSPs apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade. São sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva. “ por: Vanderley Porfírio-da-Silva EMBRAPA. 


Pedro Paulo Barbosa - @Pedrovida12

Nenhum comentário: