BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão atinge 08 estados do Nordeste e deixa milhões de pessoas sem energia elétrica

Por Sd PM J. Júnior
Fonte: blog do Eduardo dantas
Um apagão atingiu 08 estados da região Nordeste na noite desta quinta-feira. Apenas o Maranhão não teve registro de falta de luz. O blecaute foi sentido no Recife (PE) por volta das 23h30 (horário local) e a energia só retornou pouco depois das 03:30h.

De acordo com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, a causa mais provável é que tenha havido um problema numa linha de transmissão, que teria provocado o desligamento de, pelo menos, três usinas: Itaparica, Paulo Afonso, Xingó. A Chesf suspeita que o problema possa ter ocorrido numa linha de transmissão entre as cidades de Petrolândia (PE) e Sobradinho (Ba),que desarmou a subestação Luiz Gonzaga, instalada no território pernambucano.

Segundo Conti, ainda não há certeza sobre o que teria provocado esse desligamento. O desligamento das usinas é um procedimento automático e de proteção do sistema. A Chesf é responsável por distribuir a energia às companhias estaduais.

A Celpe - Companhia de Energia de Pernambuco informou que espera um posicionamento do Operador Nacional de Sistema (ONS). O último blecaute foi registrado em 2009, quando 18 estados brasileiros tiveram o fornecimento de energia interrompido.

Nenhum comentário: