BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sul do Pará: Turistas enfrentam dificuldades para chegar às praias

São cerca de 400 quilômetros de estradas de chão

Estrada que liga a BR 155 à Floresta do Araguaia
As belezas naturais do rio Araguaia no sul do Pará contradizem com a falta de infraestrutura das cidades ribeirinhas, das estradas que na sua maioria são sem asfalto e os preços altos dos hotéis e alimentação. Mesmo assim, o período de férias na região motiva os turistas a procurarem as praias de Conceição do Araguaia, Santa Maria, Santana e Floresta. Com exceção de Conceição do Araguaia, que se chega pelo asfalto, às demais cidades ribeirinhas ao rio Araguaia, só tem acesso pelas estradas de chão e perigosas.

Para chegar à cidade de Santa Maria das Barreiras é preciso percorrer 100 quilômetros em estrada de chão e com muita poeira o que possibilita inúmeros acidentes nos fins de semana. Porém, o sacrifício é compensado pela praia limpa e água clara e rasa. O município recebe milhares de turistas do sul do Pará e do Tocantins.

A praia no município de Floresta fica localizada na vila Vela Vista à beira do rio Araguaia, divisa com o Tocantins. Do lado tocantinense existe a cidade de Pau Darco, porta de entrada para a praia que fica do lado paraense. A movimentação de “voadeiras” é intensa nessa época. Porém para alcançar a praia pelo lado paraense é necessário percorrer 90 quilômetros em estrada sem asfalto, passando por Floresta do Araguaia. A mesma situação vive Xinguara, pois para chegar ao Pontão, às margens do rio Araguaia, os turistas têm que percorrer cerca de 60 quilômetros em estrada sem asfalto. Barreiras dos Campos, em Santana do Araguaia, também vive o mesmo problema, pois são cerca de 45 quilômetros sem asfalto e muita poeira.

OUTRO LADO
Essa situação caótica não é vivida pelo lado do Estado do Tocantins, pois para alcançar as praias do rio Araguaia, de Caseara até Xambioá, todas as rodovias são pavimentadas, e com asfalto de qualidade. “Andar em estrada sem asfalto no Tocantins é quase impossível. Para todo lado que você vai tem asfalto”, frisou o pescador Raimundo Ribeiro da Silva, morador de Pau Darco, no Tocantins. (Otávio Araújo)

Nenhum comentário: