BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bodó


Um olho d´água justificou e garantiu a presença dos primeiros povoadores na localidade serrana, pois oferecia água em abundância, suprindo, assim, as necessidades das famílias e seus rebanhos. O povoamento foi impulsionado primeiramente pelo ciclo do gado, posteriormente pelo algodão e finalmente pela mineração.

Na esperança de encontrarem minério, muitos viajantes embrenharam pelo sertão e nessas andanças chegaram à beira de um poço d´água. Os mineiros compararam o sabor da água ao gosto de um peixe chamado Bodó. Dessa maneira toda a localidade circunvizinha ao poço ficou conhecida como Bodó.

A localidade, que nasceu no século passado, desenvolveu-se com a exploração de minérios de tungstênio. No início da Segunda Grande Guerra, Sérvulo Pereira registrou a mineração Bodóminas, de minas, de onde era extraída a xelita (minério que se transforma em tungstênio) e fornecida aos aliados. Com o aumento da atividade de mineração, o núcleo populacional foi recebendo trabalhadores de várias partes da região e do Estado, começando a ganhar forma de cidade.

A luta por uma emancipação política teve êxito no dia 26 de junho de 1992, quando através da Lei nº 6.300, Bodó deixou de pertencer a Santana do Matos, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Fonte: Idema-RN

Nenhum comentário: