BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Recomeça o jogo para as eleições municipais na capital

O calendário para as eleições municipais do ano que vem aquece as negociações e vai agitar os bastidores políticos neste início de semana. Termina na quarta-feira, 6, o prazo para filiações de quem deseja disputar uma vaga de prefeito ou vereador em 2012. Com isso, parte da estratégia de partidos e dos potenciais candidatos precisa ser definida imediatamente.

Como está ocorrendo em todo o Brasil, no Pará também as atenções estão voltadas para o Partido Social Democrata (PSD), criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que deixou o DEM. A troca de legendas em caso de criação de novo partido é uma das brechas na lei para quem tem mandato e quer trocar de casa, sem correr risco de perder o cargo, já que pela lei da fidelidade partidária a mudança pode resultar em perda de cadeira.

No Pará, as duas principais lideranças em negociação com o PSD são o senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB) e o deputado Wladimir Costa (PMDB).

Flexa Ribeiro admitiu estar em negociação. O senador tucano é pré-candidato à prefeitura de Belém, mas dentro do PSDB precisa disputar a vaga com o deputado federal Zenaldo Coutinho, que seria o preferido do governador Simão Jatene.

Flexa recebeu o convite do próprio Gilberto Kassab e da senadora Kátia Abreu, com quem mantém boas relações no Senado. O interesse do PSD pelo tucano paraense não é por acaso. O PSD pretende estrear com cinco senadores e mais de 50 deputados federais, o que o tornaria a terceira força no Congresso Nacional.

Flexa conta que foi convidado a comandar a legenda no Estado. Por enquanto, a direção do PSD está a cargo do secretário especial de Gestão, Sérgio Leão, amigo e homem de confiança do governador Simão Jatene, o que deixa clara a relação do partido com os tucanos no Estado.

Nenhum comentário: