BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

terça-feira, 15 de maio de 2012

Floresta do Araguaia: Prefeito se reúne com superintendente do trabalho para defender produtores de abacaxi


AÇÃO: Sup. do Trabalho Odair Corrêia, Pref. Alsério, Sec. de Administração Andrei e os vereadores Arli, Pequena e Ronildo - Durante audiência em Belém
Os produtores de abacaxi de Floresta do Araguaia estão reclamando das constantes blitz's do Ministério do Trabalho que ultimamente passou a fazer incursões nas lavouras de abacaxi. Os fiscais chegam a ir uma vez por mês ao município e devido os costumes e tradições no plantio e colheita do abacaxi, as autuações e multas são inevitáveis, o que está causando muito incômodo aos donos de lavouras e trabalhadores. Os fiscais exigem condições adequadas de trabalho, como equipamentos de segurança, transporte adequado e o registro dos trabalhadores na Carteira de Trabalho.

O produtor Amâncio de Jesus, disse que é impossível atender as exigências. “A maioria das roças são pequenas áreas plantadas pelos próprios proprietários e seus filhos, na colheita contratamos algumas diárias, por isso fica inviável assinar carteira para um dia de trabalho, pois nem empresa nos temos”, explicou o produtor.
Preocupado com o lamento dos produtores o prefeito Alsério Kazimirsk (PSC), viajou a Belém, onde na última quarta feira (9) esteve reunido com o Superintendente do Ministério do Trabalho, em Belém, Odair Corrêa. Na ocasião Alsério expôs a situação de pressão e constrangimento que estão vivendo os produtores de abacaxi. Durante a conversa a direção do Ministério do Trabalho disse que vai dar uma trégua nas abordagens enquanto seja encontrada uma solução.
Uma das alternativas apresentadas por técnicos do Ministério do Trabalho é a criação de uma organização chamada 'condomínio', modalidade esta regulamentada pelo Ministério do Trabalho. É como se fosse uma empresa/agência que registrasse os trabalhadores, esta empresa/agência seria uma prestadora de serviço para os produtores.
O superintendente da delegacia regional do trabalho, Odair Corrêa, também garantiu que o órgão vai promover um trabalho de conscientização junto aos produtores de abacaxi, com a visita dos auditores ao município e a ida de alguns produtores a Belém para servirem de agentes multiplicadores.
Alsério contou com o apoio do Secretário Municipal de Administração e Finanças, Andrei Testa. Também participaram da reunião os vereadores Arlí Manoel (PDT), Pequena Vital (PMDB) e Ronildo (PT).

Nenhum comentário: