BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

segunda-feira, 15 de abril de 2013

BODÓ: DIA DE TENSÃO EM ÁREA OCUPADA POR TRABALHADORES RURAIS, NA MACAMBIRA III

foto ilustrativa.



A área em questão está localizada na comunidade conhecida por macambira III   no   município de Bodó. E é alvo de um conflito envolvendo as famílias de agricultores rurais e o fazendeiro IVANÍLSON ARAÚJO, que adquiriu as terras de herança do fazendeiro Elísio Galvão (in memoria). 
foto ilustrativa.













Hoje, dia 12, foi um dia de muita tensão na localidade de “macambira III”. Cerca de 200 famílias trabalhadoras rurais assentadas foram alvo de violência psicológica e de despejo por parte da Policia Militar em cumprimento a um mandato judicia. 
Histórico do caso: 
A maioria dos trabalhadores rurais que trabalham nessa propriedade há mais de 20 anos e que tiram o sustento da mesma para a sua família.
 Através de decisão judicial, os trabalhadores foram violentamente despejados da área Nesta manhã do dia 12 de abril. Durante a ação de despejo, a Polícia militar montou uma verdadeira operação de guerra. O contingente utilizado para realizar o despejo e reprimir os trabalhadores foi de dezenas de homens da Polícia Militar. Os policiais surpreenderam as famílias logo nas primeiras horas desta manhã, cercaram toda a área e bloquearam todos os caminhos que dão acesso a região de macambira III. As famílias denunciam que durante todo o despejo, a Polícia Militar recebeu o suporte de funcionários do fazendeiro, que chegou a deslocar para o local um carro com alimentos para o efetivo policial. 
Em conversa com um dos trabalhadores despejados, o agricultor destacou que a ação dos poderosos não cortaram as raízes trabalhadoras: “arrancaram nossas folhas, quebraram nossas galhos, cortaram nosso tronco, mas esqueceram de nossas raízes”. Ele argumenta que estão acampados justamente em busca das raízes da terra que era deles no passado, para que em um futuro próximo o povo da macambira tenha vida com dignidade.

LN é Noticia

Nenhum comentário: