BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Manifestação parou o sul do Pará




Conforme havia sido decido em reunião pelos manifestantes, a BR 155 amanheceu fechada nesta segunda-feira (15), em três municípios da região sul e sudeste do Pará: Xinguara, Eldorado dos Carajás e Redenção. 

Já no extremo sul do Estado, a BR 158 que liga Redenção à divisa com o Estado de Mato Grosso, foi fechada em Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras. 

As péssimas condições da BR 155 foi o fato gerador desta grande manifestação que parou o sul do Pará. Nos postos em que as estradas se encontram fechadas, só é permitido passar ambulâncias com doentes. Das 9 às 10 horas da manhã desta segunda-feira, o comércio de Xinguara fechou suas portas em apoio ao protesto que está sendo feito na BR 155. 

Os coordenadores da manifestação, disseram que o evento será por tempo indeterminado, mas esperam que o DNIT se manifeste trazendo uma solução definitiva para o caso.

"Estamos abertos ao diálogo com as autoridades, mas por outro lado, não podemos abrir mão de nossos direitos. Deixar a BR 155 nas condições que ela se encontra, sem haver de nossa parte manifestações de repúdio à mesma, seria muita incoerência", disseram.  






No local onde a BR 155 se encontra interditada, no quilômetro 1, na saída de Xinguara em direção a Sapucaia,  os manifestantes oferecem água e almoço para os motoristas e passageiros que chegam ao local, em viagens. Uma churrasqueira feita de tijolos passa o dia inteiro assando carne. Tudo isso está sendo oferecido para que as pessoas não passem nem fome e nem sede.  


O vereador da Câmara Municipal de Redenção, Alex Santiago (foto), um dos coordenadores do movimento que fechou a BR 155 em Redenção, disse hoje por volta de meio dia, que o protesto lá conta com apoio de praticamente toda cidade. Ele detalhou que empresas, empresários, fazendeiros, políticos, e a sociedade organizada, não tem medido esforço para ajudar na manifestação. “A nossa manifestação é pelo bem de todos, por isso é que estamos tendo respaldo da sociedade organizada e do povo em geral de toda essa região sulparense”, disse Alex. Ele explicou também que até agora não houve qualquer tipo de incidente ou manifestação contrária ao fechamento da estrada.

Nenhum comentário: